Hoje – Pré-estreia do documentário “Elza”


 

Mulher guerreira e artista revolucionária, Elza Soares vem ao Cine XIV para pré-estreia do documentário Elza, que revela seu talento para cantar e viver

Filme de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan traz depoimentos e canções emocionantes de ícones da MPB ao lado da voz marcante de Elza

Na definição de Luis Carlos Merten, crítico de cinema do Estadão, “Elza é uma mulher guerreira e uma artista revolucionária” e é ela quem virá ao Cine XIV no próximo dia 25/11 para pré-estreia do filme Elza, em sessão exclusiva para convidados. O documentário de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan traz depoimentos e canções emocionantes de ícones da MPB ao lado da cantora de voz marcante.

O filme concentra sua atenção em demonstrar a história de Elza Soares através das canções, usando para isso encontros inesquecíveis com artistas como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Paulinho da Viola e Jorge Ben Jor. A cineasta Izabel Jaguaribe diz que sua proposta é revelar o trabalho artístico da cantora: “A vida dela já foi bastante explorada em livros e em programas de televisão. Elza tem voz única, que mescla a potência das divas do jazz americano com o suingue brasileiro”, elogiou em entrevista ao jornal O Estado de Minas.

O documentário usa a diversidade vital da artista dentro de um extenso repertório musical, onde ela desfila sua força para arrebatar os corações. Vários ícones da MPB ainda dão elogiosos e sinceros depoimentos sobre os mais de 40 anos de carreira de Elza Soares. Maria Bethânia, por exemplo, define que “Elza é a expressão raríssima da voz feminina num país de cantoras”. Já o violonista João de Aquino sentencia: “A verdade de Elza Soares está no canto dela. Para entendê-la, é preciso entender o seu canto.”

A diretora Izabel Jaguaribe estreou em documentários no ano de 2003, com o premiado Paulinho da Viola – Meu tempo é hoje. Em 2008 lançou outro documentário, O Corpo do Rio, ao lado de Olívia Guimarães. Elza é o seu terceiro documentário, exibido no Festival do Rio em 2010, na Mostra Premiére Brasil Retratos. Já Ernesto Baldan fotografou capas de discos para Legião Urbana e Chico Buarque, entre outros. Fez as exposições Faltam 1001 Dias Para o Carnaval, Popular e Sem Vergonha., e ainda o livro Música do Brasil com Hermano Vianna.

 

 

Hoje, 20 horas

Pré-estreia do documentário ELZA (com a presença da artista)
Onde: Saladearte Cine XIV -rua Frei Vicente, 12/14, Quarteirão Cultural do Pelourinho, Salvador. Fone: (71) 3324-9206
Horário: 20 horas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s