Jorge Ben – Força Bruta * e como as coisas mudam…


Tá aí o disco em que o Homem de Ben traz o samba-rock com sua maior força.

Pra quem está chegando agora, recomendo a leitura do post em que faço uma leitura das diferenças entre a produção de samba-rock e samba-jazz na obra do Homem de Ben.

Falo isso porque antes do álbum Força Bruta, o samba-rock existia em Jorge Ben, mas na forma de dançar a música dele e não ritmicamente impregnado na sua produção. Antes deste disco, a produção de Jorge Bem era, na sua maioria, de samba-jazz.

Bitolando na técnica, isso fica mais perceptível se compararmos a bateria dos discos anteriores com a desse. Antes, a levada era fincada nos pratos de condução e caixa, tendo como apoio a forte presença de metais executando linhas de orquestra (samba-jazz), já quando ouvimos o Força Bruta (e isso fica mais claro em faixas como O Telefone Tocou Novamente) dá pra notar que as músicas tem como ponto de marcação o bumbo ou timba que é de samba e muito bem marcada, tendo como apoio o violão (samba-rock). Detalhe, percebam como quase não há linha de metais nesse disco.

Outro fato interessante: o Força Bruta foi lançado em 1970, e em parceria com o Trio Mocotó (galera do samba-rock) que executa o instrumental de boa parte das faixas. Essa junção deu bem certo, tanto que resultou num outro disco, dois anos mais tarde, o Jorge Ben & Trio Mocoto – On Stage | In Japan with Trio Mocoto, gravado em um show que fizeram juntos no Japão.

 

 

1. Oba Lá Vem Ela
2. Zé Canjica
3. Domenica Domingava num Domingo Linda
4. Charles Jr.
5. Pulo Pulo
6. Apareceu Aparecida
7. O Telefone Tocou Novamente
8. Mulher Brasileira
9. Terezinha
10. Força Bruta

 

Confere!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s