As Batidas do Samba, de Bebeto Abrantes


O festival É Tudo Verdade deste ano trouxe o filme As Batidas do Samba, de Bebeto Abrantes. Fui assistir a película sem expectativa alguma e confesso que saí muito bem (aí sim) surpreendido.

O filme fala da evolução histórica do samba, mas sob o ponto de vista da própria música em si. As Batidas do Samba foca as evoluções que o ritmo foi sofrendo pelas mudanças e evolução da levada, introdução de novos instrumentos, e uma gama de fatores histórico-sociais responsáveis por fazer com que o jongo tocado nas rodas de festas dos quilombos virasse o que é hoje: um ritmo que abraça tudo, desde o próprio samba, ao pagode, à bossa, ao samba-jazz, porque, enfim…, como diz Wilson das Neves no filme, “Tudo é samba!”

Pelo o que descrevi agora, parece até que se trata de um filme para musicólogos, mas não… Vai na fé! que o material é demais e acessível a todos os tipos de público.

Outro ponto interessante é que o filme trata do samba, mas sem focar em Cartola, Nelson Cavaquinho e em toda essa galera essencial pra questão, mas que provavelmente você já está cansado de ver ou ouvir falar em documentários do estilo.

Encontrei no vimeo uma versão do filme que pelo jeito é anterior e diferente da final. Em todo caso, vale demais o confere!

E muita atenção a Wilson das Neves. O cara realmente é um figuraça!

http://vimeo.com/13406082

8 thoughts on “As Batidas do Samba, de Bebeto Abrantes

  1. Bebeto Abrantes diz:

    Oi, Juliano

    Fico contente de vc ter gostado do filme.

    Sobretudo, por achar que não se trata de um filme para músicos, ou especialistas. Concordo com vc, me parece que é o contrário. A galera iniciada no samba sabe de boa parte das histórias e informações que o filme desfila. O doc, no fundo, (e, na superfície…) é para quem não conhece o mundo do samba, e, ao vê-lo, possa aprender a discernir e a ter a fruição sobre as sutilezas do ritmo. É como o Das Neves, diz: ” parece que é tudo igual, mas não é…”

    Quanto a versão que tá rolando no VIMEO é totalmente pirata e diferente da versão definitiva que passou no Festival. Vou pedir para a VIMEO tirar do site, pois a carreira do filme sequer começou, e principalmente porque este era um copião de trabalho. Acho que o filme agora está melhor e mais enxuto, com 17′ a menos do que esta versão pirata.

    abç,

    Bebeto Abrantes

    • Putz, Raphael… Bem que queria ajudá-lo, mas como vc pode ler acima, o Bebeto pediu para eu retirar o link que dava para o filme. Vou dar uma caçada por aí e se achar alguma coisa te dou o toque.

      E pode crer que o filme vale muito a pena, viu…

      Abraço!

    • bebetoabrantes diz:

      Oi, Juliano e Raphael Me mandem o endereço de vcs que envio uma cópia do “Batidas”.   O Canal Brasil deve lançar pela sua coleção de DVD’s ainda esse ano.   Mas, enquanto não rola, posso fazer uma cópia para vcs.   abs,     Bebeto

      • Opa Bebeto, agradeço demais mesmo a consideração!

        O Endereço é Rua Barra Funda,297. Ap 5b. Cep 01152-000. São Paulo – SP

        Eu e Teresa marcaremos uma bela sessão aqui em casa para comemorar.

        Gde Abs!
        Abs

      • Raphael diz:

        Olá, obrigado, será maravilhoso. Pode enviar a correspondência a cobrar. Meu endereço é: Trav.: Luanda, nº 38. Bairro Roosevelt. CEP 38401-818 Uberlândia-MG.
        Abraço

  2. Hosanna Marques diz:

    Pois é, também não consegui encontrar. Até entrei em contato com a Cavídeo, que apesar de ter feito a produção ainda não tem a cópia para o público alugar. Espero que não demore. =(

  3. Augusto Lima diz:

    Olha aí, Bebeto, Juliano e quem mais olhar esta conversa. Vi este documentário no Canal Brasil, neste carnaval, numa folga entre um bloco e outro. Já havia iniciado o filme e achei tão bom, que assisti até o final. Gostei muito! Quero comprar o DVD. Onde compro? Como consigo uma cópia? Sou professor e utilizarei o filme em minhas aulas. Meu endereço de e-mail: augustolima@id.uff.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s