Originais & Originados – Ray Davies Orchestra (Button Down Brass) vs Racionais MCs


Sim, mais uma vez, Racionais figurando no nosso originalíssimo Originais & Originados. Uma devia homenagem a meu camarada Bruno Terribas, eu diria. Foi ele quem deu a dica para mais um Originais & Originados. O cara já mandou dica para o conteúdo e tudo. Segue segue! Vale o confere!

“isso, é a faixa “theme from Kiss of Blood”

aproveita e dá um confere aqui
bela retrospectiva
 

25 sons para entender o rap nacional Parte I (1984-1999) – SOMA

25 sons para entender o rap nacional Parte II (2000-2008) – SOMA

 
Racionais MCs . “V. L. [Parte II]”
 

Depois de inscrever mais que duas dezenas de faixas na história da música brasileira, aos Racionais MCs sobrava em 2002 a árdua tarefa de superar o já clássico Sobrevivendo no Inferno, com suas milhares de cópias vendidas, prêmios na MTV, shows lotados em todo o país – dos clubes às quebradas – e letras na boca de todo mundo. Mesmo com a pressão, o grupo fez sua obra-prima com o duplo Nada Como Um Dia Após o Outro Dia. Se o disco tem faixas imortais como “Negro Drama”, “Jesus Chorou” e “Da Ponte Pra Cá”, foi “V.L.” – abreviação para “vida loka” – , dividida em duas partes, que se transformou no hino do álbum. A parte II é a mais emblemática, com os dilemas sobre dinheiro (“em São Paulo Deus é uma nota de 100”) e uma revelação sobre São Dimas, o ladrão perdoado por Cristo na cruz.

KL Jay conta que Mano Brown produziu a faixa sozinho, e descobriu o sample (“triste, triste”, na opinião do DJ) quase ao acaso. “Ele encontrou o disco [Os Detetives] jogado num quintal. Colocou para ouvir e falou, ‘é essa’. Você vê, os diamantes às vezes estão na lama.” O tal disco era uma coletânea de temas de séries policiais interpretados pela Button Down Brass com participação do trompetista Ray Davies (homônimo do líder do Kinks). Só que a faixa escolhida para o sample, “Theme from Kiss of Blood”, era de um seriado inexistente, tinha sido composta pelo próprio Davies e foi colocada sorrateiramente na seleção – até que Brown a desenterrasse para ser a trilha sonora de motoboys a boys brasileiros. [AS]”

 
 

Ray Davies Orchestra (Button Down Brass) – Theme From Kiss Of Blood (1976)

Racionais Mc’s vida Loka parte 2

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s